segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TMR, RRS, LB, ILB etc.

Já mencionei em postagens anteriores uma gravadora chamada Third Man Records, assim como também um clube especial criada por ela, reservado a membros dispostos a fazer o pagamento trimestral de sessenta dólares, chamado The Vault (O Cofre). Esse clube oferece para seus membros, seguido do pagamento da trimestralidade, um pacote (que também já mencionei) que envolve um LP, um single e algum item bônus (variável de acordo com o pacote) que só estão disponíveis, depois do vencimento da inscrição, no eBay, Amazon, e alguns outros sites de revenda (os vendedores são os conhecidos flippers. Aqueles que compram material exclusivo de difícil acesso com o único objetivo de revenda, sem nunca ouvir, apreciar, ou sequer gostar daquilo que compram). Eu sou, desde Janeiro de 2012, membro do cofre da Third Man, e cada pacote que recebi trouxe suas agradabilíssimas surpresas, mas eles não foram o único benefício que minha filiação trouxe. Graças à minha fidelidade à única gravadora que me empolga hoje em dia, recebi (como todos os outros membros) a possibilidade de comprar uma edição especial e limitada do Blunderbuss (disco de estreia da carreira solo de Jack White, que também já foi tema de postagem).
Quase todos os lançamentos da referida gravadora possuem alguma edição especial, incluindo (mas não se limitando a) discos bi e tri-colores, versões que brilham no escuro, discos dentro de discos, e assim vai. No caso do Blunderbuss, o lançamento especial foi o Lightning Bolt, um disco negro com uma faixa azul atravessando-o, disponível apenas na Rolling Record Store (Loja Móvel de Discos, que estava estacionada em várias das cidades em que Jack White visitou em sua turnê). Como era de se esperar, a RRS não visitou o Brasil, então minha única possibilidade, como bom viciado, seria desembolsar algo em torno de 300 e 500 dólares que os desgraçados dos flippers cobram.
Mas a TMR, consciente que nem todos os seus fãs estão em lugares em que o acesso à loja móvel seja conveniente, fácil ou barato, disponibilizou uma nova versão especial do disco à venda no site do Cofre, no valor de 20 dólares (mesmo preço da edição normal), com a promessa de que, caso os números de vendas não fossem atingidos dentro do nosso clube, a venda iria se expandir para a loja virtual (disponível a qualquer um que tivesse interesse, enquanto houvesse estoque). Sem querer perturbar os fãs que haviam acampado nas ruas, esperando a oportunidade de comprar o Lightning Bolt, surge então o Inverted Lightning Bolt (semelhante a seu predecessor, mas com as cores invertidas). Fui um dos 15 primeiros a comprar a nova edição, empolgado como uma criança no Natal.
Já havia feito diversos contatos com funcionários da TMR, reclamando de atrasos, elogiando serviços, agradecendo a atenção e especificando o tipo de material que gostaria que fosse lançado. E sempre fui muito bem atendido. Profissionais atenciosos respondiam prontamente a (maior parte de) meus e-mails, nunca deixando a desejar. Então, não satisfeito com minha entrega de centenas (talvez já tenha alcançado os milhares) de dólares nas mãos deles, resolvi escrever uma nova mensagem:

"Hello there!
I am probably one of the most pain-in-the-ass clients you guys have. Every quarter and every record I buy off of you guys I get all jumpy and nervous, start screaming about when it will get here, how long is the normal waiting period, why aren't the records sent by some TMR official postal service rather than counting on local post offices...
But I gotta tell you... Every single day I go through the Vault, news, and photo galleries just to get a glimpse of what you see every day. I am planning a trip to Nashville in the distant future with the Third Man HQ as my main stop. And every time I see some new announcement, I just flip, man!
This new release, the Inverted Lightning Bolt, was the kind of thing I've fantasized about (the same as so many others fans, like me, who -right now- can't get anywhere near the RRS, or the HQ). Through sheer luck, I was able to get my hands on this totally amazing copy of Jack White's Freedom at 21 flexi disc (which is the gem of my TMR collection), and these albums you're putting out make my appreciation for the music industry today get a newfound strength.
In short, I'd just like to thank you all for helping fans all over the globe to be not only witnesses, but also a part of a new page of musical history.
Peace."

Olá!
Sou, provavelmente, um dos clientes mais chatos que vocês têm. Todo trimestre, e todo disco que compro de vocês fico realmente tenso e nervoso, começo a reclamar sobre quando vou receber o material, qual o tempo normal de espera e qual o motivo de não poder contar com um sistema oficial de entrega da própria gravadora, ao invés dos correios tradicionais...Mas tenho que dizer... Todo dia vasculho o Cofre, as notícias e galerias de foto só pra ter um relance daquilo que vocês vivem todo dia. Planejo uma viagem para Nashville num futuro distante com o QG da Third Man como minha principal parada. E toda vez que vejo algum anúncio novo, eu piro, cara!Esse novo lançamento, o Inverted Lightning Bolt, é o tipo de coisa sobre a qual eu fantasiei (assim como tantos outros fãs que, como eu, não podem chegar nem perto da loja móvel ou do QG).Por pura sorte, consegui pra mim uma cópia fantástica do flexi disc Freedom at 21, do Jack White (que é a gema da minha coleção da TMR), e esses álbuns que vocês estão lançados fazem com que minha apreciação pela indústria da música de hoje conseguir uma nova força.Em suma, só queria agradecer vocês por ajudar fãs por todo o mundo a não ser apenas testemunhas, mas também uma parte de uma nova página na história da música.Paz. 
Relendo a mensagem, percebo que tive uma reação mais empolgada do que seria saudável, mas realmente me impressiono com o trabalho dessa gente!
Enfim, tive uma resposta (novamente rápida) de Ben Swank, o terceiro no trono pela gravadora, atrás de Ben Blackwell e do próprio Jack White (CEO e arqueologista sênior, como diz seu cartão de visita). Me impressionei! Já conhecia boa parte da equipe através da troca de e-mails (vantagens de uma gravadora pequena), mas nunca havia atingido tão alto na hierarquia. Quando abro o e-mail, um certo grau de decepção acaba aparecendo em mim:

"thank you. 
Ben Swank
Third Man Records
615 891 4393 x306                                                                                                           
623 7th Ave South Nashville, TN 37203"
Não acho que precise de tradução nesse caso.

Reconheço que o volume de mensagens recebidas por eles é grande, que nem tudo pode ser respondido (como já aconteceu comigo), e que a maior parte de elogios e agradecimentos que surgem no fórum do próprio Cofre são ignorados por completo. Não queria uma resposta, só me manifestar. Mas realmente queria entender o motivo de um dos mais ocupados funcionários ali resolveu tirar alguns segundos pra ler minha mensagem e responder algo tão vazio! Realmente imagino algo como o Dana Carvey me respondendo:




Sou fã incurável, sou colecionador do material, sou músico inspirado por vários dos artistas lançados por eles. Não espero ser tratado como único e especial ali, mas ser respondido como um alucinado realmente não estava nas minhas expectativas.
Claro que essa resposta virou piada no meu círculo de amizades, e eu mesmo já respondi alguns elogios do mesmo jeito como referência interna. Mas realmente preferia o silêncio!

"If a torch should get near you, just pretend to be afraid of it.
I don't know why it works, it just does..."

               - Conan O'Brien


*imagem retirada do filme "Quanto Mais Idiota Melhor" (Wayne's World), de 1992.

Um comentário:

  1. Olá, amigo! Assim como você, sou um fã alucinado pelo trabalho do JACK WHITE! Podemos tracar material raro dele e de suas bandas. Por favor, entre em contato pelos endereços de e-mails: thirdmanrecordfa@gmail.com e blunderbussboy@gmail.com Abraço!

    ResponderExcluir